Prof. Rodrigo Martins eleito Presidente da Academia Europeia das Ciências

A Academia Europeia das Ciências (European Academy of Sciences, EurASc) vai ter um português pela primeira vez como seu Presidente.

O Prof. Rodrigo Martins, sócio da SPM,  acaba de ser eleito para um mandato de quatro anos significando esta eleição o “reconhecimento internacional da qualidade da comunidade científica portuguesa”, segundo o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

 

 

Entre as prioridades para este mandato, o Prof. Doutor Rodrigo Martins destaca a necessidade de uma maior abertura à sociedade através da realização de debates e do aconselhamento directo às instituições científicas, a criação de uma secção na EURASC de investigadores dos 40 aos 45 anos, como forma de contrariar a tendência de envelhecimento geralmente existente nas Academias e a promoção da EURASC como entidade da literacia científica na Europa através da partilha pelos seus membros das suas motivações e do trabalho em rede com outras academias nacionais.

A Academia Europeia das Ciências  é uma associação internacional totalmente independente de investigadores que reconhece e elege os melhores cientistas europeus com o objectivo de reforçar a cooperação científica europeia e de utilizar a experiência dos seus membros no aconselhamento de outros órgãos europeus no melhoramento da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social.

A SPM, em nome dos seus Sócios, felicita calorosamente o Prof. Rodrigo Martins e faz votos para que desempenhe o seu cargo com o maior sucesso.

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *