CNMAT 2018 – I Encontro Ibérico de Ciência de Materiais

I Encontro Ibérico de Ciência de Materiais

As Sociedades Espanhola e Portuguesa de Materiais – Sociemat e SPM, organizaram nos dias 4, 5 e 6 de julho, o I Encontro Ibérico de Ciência de Materiais, um Congresso que foi simultaneamente o XV Congresso Nacional de Materiais da Sociemat.

O local escolhido para a realização deste congresso foi a Faculdade de Ciências da Universidade de Salamanca , que celebra este ano 800 anos de história.

Os participantes poderam submeter os seus trabalhos aos seguintes simpósios:

Wide-bandgap (WBG) semiconductors

Laser materials processing

Powder processing and sintering by non-conventional routes

Advanced characterization of materials

Surface science and engineering for advanced applications

Advanced corrosion protection strategies

Light Materials

New advances in Materials Science and Technology: MST and Social Commitment (Education-Learning)

Advanced Materials for energy Applications

Casting Processes of Metallic Materials

Materials Innovation in Industrial environments

Em representação da Sociedade Portuguesa o Professor Albano Cavaleiro, Membro da direcção da SPM reforçou a importância das parcerias entre instituições vizinhas.

Este primeiro encontro, contou com a presença de investigadores de diversas instituições portuguesas que apresentaram o seu trabalho quer na forma de apresentação oral quer em poster.

O prémio de melhor poster, foi atribuído ao investigador da Universidade de Aveiro, Alexandre Bastos com o trabalho: “Corrosion of three propellers in a boat operating in Ria de Aveiro” – (Dr Alexandre Bastos, Dr Catarina Lemos, Dr Olga Karavai, Dr Maksim Starykevich, Alexandre Rocha, Daniel Vieira, Marco Oliveira, Rui Sampaio, Celestino Gomes, Prof Mário Ferreira).

Sandra Carvalho, Professora da Universidade do Minho, foi responsável pela apresentação de uma de três sessões plenárias realizadas ao longo do Encontro, “Ceramic-Ag nanocomposite coatings produced by magnetron sputtering: effect of Ag nanoparticles on funcional properties” foi o trabalho apresentado.

 

 

 

 

 

 

 

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *