Valorização de lamas da pedra em materiais cerâmicos – exemplo de aplicação de simbioses industriais com vista a uma economia circular.

Divulgação de estudo realizado pelo CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro), no âmbito do desenvolvimento de um projeto SIAC, promovido pela ANIET (Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora) e denominado: Valorização de lamas da pedra em materiais cerâmicos – exemplo de aplicação de simbioses industriais com vista a uma economia circular.
 
O Estudo visa a incorporação das lamas e resíduos da indústria da rocha ornamental em materiais cerâmicos de construção e os ensaios realizados no CTCV.
Mais concretamente, as lamas da ETARI de corte de pedra podem ser incorporadas como matéria-prima secundária na indústria cerâmica, conseguindo-se a valorização de resíduos cujo destino final é essencialmente a deposição em aterro, contribuindo-se deste modo para a redução de impactes ambientais associados à armazenagem e eliminação destes materiais, bem como para um uso mais eficiente e racional dos recursos naturais.
Este é mais um exemplo da cooperação intersectorial, mas também dos benefícios que advém quando existe aproximação e dialogo das empresas com a comunidade do Sistema Científico e Tecnológico.
 
link para a plataforma ISSUU, através do qual poderá aceder  ao  resumo do estudo.
Tagged with: