Votos de Bom Ano 2019 – mensagem da presidente

Caros Sócios

A todos um Feliz Ano Novo

É com regozijo e entusiasmo que iniciamos o novo ano com a concretização de uma meta importante para a SPM: a progressão das atuais publicações da Sociedade.

Desde a fundação, a SPM considera as suas publicações como um meio essencial de comunicação com os sócios e com a sociedade em geral, sendo um dos veículos de implementação da sua missão.

A SPM deu início à publicação do Boletim Informativo logo após a sua constituição, tendo, o volume 1, sido editado em 1982. Ao fim de seis anos e de sete volumes encerra-se a publicação do boletim e inicia-se a publicação da revista Ciência & Tecnologia dos Materiais, que se torna a revista oficial da SPM. A primeira série da Ciência & Tecnologia dos Materiais, é editada de 1989 a 1992, a segunda série de 1994 – 2012 e a terceira série de 2012 a 2018. Em 2012 a Ciência & Tecnologia dos Materiais é aceite na plataforma Scopus e indexada no Chemical Abstracts. De 2013 a 2018 a revista passa a ser editada pela Elsevier e os seus artigos passam a estar disponíveis na plataforma Science Direct. É em 2013 que o nome e logotipo da Ciência e Tecnologia dos Materiais se registam no INPI e em 2017 que se regista a designação em inglês, Science and Technology of Materials. Em 2017 a Science and Technology of Materials é aceite para indexação no Emerging Sources Citation Index. Em 2018 inquirem-se os sócios sobre a importância, interesse e futuro das publicações da SPM.

Todas estas evoluções foram sendo ditadas pela necessidade de melhor servir os sócios da SPM e de acompanhar os próprios desenvolvimentos das publicações técnico – científicas.

No atual quadro de um mundo global e com novos e importantes atores tecnológicos e científicos, assistiu-se nos últimos anos a um crescimento exponencial de revistas, jornais e boletins técnico-científicos. É ainda neste quadro e, provavelmente como resposta aos malefícios da massificação das publicações cientificas (mais de um milhão de artigos científicos por ano), que se assiste ao aparecimento do conceito de Acesso Aberto (Open Access) e, mais recentemente, ao de Ciência Aberta (Open Science). Assim, e de acordo com o novo Plano S “ … após 1 de Janeiro de 2020 resultados técnico – cientificos financiados por fundos públicos nacionais ou europeus, devem ser obrigatóriamente publicados em publicações ou plataformas de acesso aberto …”.

É precisamente neste contexto de progressão, e em resposta ao recente inquérito, que em 2019 iniciamos uma nova etapa editorial.

Por acordo estabelecido com a editora MDPI, os sócios da SPM terão a partir de agora condições especiais de publicação dos seus artigos em Acesso Aberto em duas revistas científicas de interesse para a nossa comunidade, a Materials, com factor de impacto a 5 anos de 3,325 e a Metals, com factor de impacto a 5 anos de 1,899.

Desta forma a SPM responde aos interesses dos seus sócios, associando as suas publicações a revistas com factor de impacto e de Acesso Aberto. Por outro lado, a Science and Technology of Materials, cujo contrato de publicação com a Elsevier foi terminado, será, a partir de agora, Ciência & Tecnologia dos Materiais (Science and Technology of Materials), com um novo corpo editorial, dedicada a artigos de cariz técnico na área de materiais, colmatando a lacuna existente de publicações técnicas de interesse para os sócios coletivos e indústria em geral.

A atual direção da SPM congratula-se assim por mais um progresso relevante na vida das suas publicações.  

Que o ano de 2019 permita à SPM a sua continuada afirmação como a Voz dos Materiais em Portugal e, agora, na Europa.

A presidente da SPM

Paula M. Vilarinho

Tagged with: