REUSE – consórcio criado para apoiar o combate à COVID-19

O Exército Português desenvolveu um conceito de isolador de descontaminação, em parceria com o setor académico e empresarial, que permitirá a reutilização de máscaras respiratórias pelos profissionais de saúde e cuidadores.

O projeto REUSE surge na sequência do apoio especial a projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19, promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), e tem como objetivo a descontaminação de máscaras respiratórias para posterior reutilização.
 

O consórcio formado para a operacionalização deste objetivo foi promovido pelo Laboratório de Defesa Biológica da UMLDBQ, com o apoio do IAPMEI através da EEN-Portugal, sendo liderado pelo Centro de Química Estrutural da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tendo como outros membros as seguintes entidades: CINAMIL, Start-up Delox, empresa Fardas 3B, Hospital das Forças Armadas e Instituto Dom Luiz. 

A EEN-PORTUGAL está a trabalhar com estas entidades no sentido de explorar outras fontes de financiamento europeias para o projeto.