A SPM

Mensagem do Presidente

Ao assumir o cargo de Presidente do Conselho Diretivo da SPM, no dia 13 de julho de 2019, faço-o com a paixão que tenho pelo papel crucial dos materiais no desenvolvimento da nossa civilização, e no mês em que se comemoram os 50 anos em que o astronauta norte-americano Neil Armstrong pisou pela primeira vez o solo lunar (20 de julho de 1969), e proferiu as mágicas palavras “Um pequeno passo para o Homem, um grande salto para a humanidade”, a missão desta Direção é ainda mais desafiante. De facto, Armstrong ia pisar um material desconhecido, e trazer para a Terra amostras desse solo para serem estudadas, caracterizadas, analisadas até à exaustão. O estudo dos materiais conduz não só ao desenvolvimento de novos materiais que respondam aos grandes desafios da globalização e de uma sociedade em rápida e contínua mudança, mas também às tecnologias a eles associadas, levando à Investigação, Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico.

 

Ao comemorar 38 anos, a SPM afirma-se como Dinâmica, Interventiva e Dinamizadora do papel fundamental dos materiais no desenvolvimento da sociedade e com um conjunto de iniciativas que pretendem aproximá-la cada vez mais dos seus sócios, dos jovens, das empresas, da sociedade, dos órgãos de decisão, e participar ativamente em Sociedade Internacionais.

A nova etapa editorial da revista Ciência e Tecnologia dos Materiais, que se inicia neste mês, pretende ser um dos meios para esse desiderato.

 

Os materiais são inteligentes, funcionais, tenazes, adaptativos, dinâmicos, inovadores, e para os desafios que nos colocam, temos que ter também todas estas características. Estou convicto que com a atual direção e corpos sociais, temos condições para cumprir a missão da SPM de promover, de forma independente, o conhecimento na área dos materiais e relevar a sua importância no desenvolvimento económico e social, congregando as partes interessadas.

 

Em meu nome pessoal e da atual direção, esperamos atrair mais sócios, para todos juntos, e em especial com o apoio das Divisões Técnicas da SPM, catalisarmos a inovação e desenvolvimento dos materiais em Portugal.

Jorge Lino, 13 de julho de 2019