Cristiana Filipa de Almeida Alves

Investigadora no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), financiada por uma Ação Marie Skłodowska-Curie COFUND. Atualmente pertence ao grupo de investigação “Atomic Structure-Composition of Materials” do Departamento de Microscopia Eletrónica, Imagem e Espectroscopia Avançada.

Áreas de I&D: deposição e caracterização de revestimentos nanoestruturados por técnicas de PVD (sputtering) e anodização; caracterização química, estrutural e morfológica de materiais através de técnicas de microscopia avançada de transmissão. Atualmente a atividade de investigação incide no estudo de cátodos para compreender a mobilidade dos iões de Lítio durante os processos de carga/descarga relacionando-a com o desempenho das baterias de iões de Lítio.

Em 2018 concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais na Universidade do Minho. Em Janeiro de 2018 completou o Doutoramento
em Engenharia de Materiais na Universidade do Minho, com tese no âmbito do “Desenvolvimento de superfícies bioativas para crescimento ósseo em implantes dentários”, financiada com uma bolsa de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).