POLÍMEROS E COMPÓSITOS

 Coordenadores:

António Correia Diogo, António Torres Marques, João Bordado, Jorge Coelho

 A Divisão de Materiais Poliméricos e Compósitos destina-se aos sócios da SPM com interesses e actividades no domínio desses materiais: termoplásticos, elastómeros, termoendurecíveis, polímeros funcionais e respectivos sistemas compósitos.

A área dos polímeros e compósitos abrange materiais estruturais e materiais funcionais. Grosso modo, se estimarmos o peso da componente “materiais estruturais” a partir do consumo (em toneladas) dos termoendurecíveis, obtemos cerca de 20-25% do consumo anual. Uma estimativa grosseira do peso económico dos polímeros de engenharia e de alto desempenho (“materiais funcionais”) obtido a partir dos preços correntes é também da mesma ordem de grandeza.

Em 2016, alguns valores característicos do mercado europeu de termoplásticos foram os seguintes: produção anual = 60×106 toneladas; volume de negócios = 350×109 €; 1.5×106 empregos; taxa de reciclagem = 40%. No que respeita aos compósitos de matriz polimérica, os valores estimados para 2016 apontam para uma produção anual de 2.45×106 toneladas. 

O Estudo do Impacto Social e Económico das Materiais em Portugal, realizado pela SPM, mostrou claramente a importância dos polímeros e compósitos na indústria nacional.

A SPM acompanhou a criação da EPF-European Polymer Federation praticamente desde a origem desta. A escritura da fundação da EPF-European Polymer Federation fez-se em 1986 e a formalização da entrada da SPM como membro efectivo da EPF ocorreu logo em 1988. A SPM é o representante português na EPF (cf. www.europolyfed.org/member) e tem participado nas actividades regulares da EPF desde o início, e, em particular, nos Congressos da EPF desde 1990.

Para além do European Polymer Federation Congress, que se realiza de dois em dois anos, a EPF patrocina diversos Simpósios, Escolas e Conferências especializadas no âmbito da Ciência e Tecnologia de Polímeros.

Cada um dos cinco últimos Congressos da EPF mobilizou mais de um milhar de participantes, oriundos da academia e da indústria. O próximo European Polymer Federation Congress realizar-se-á na Grécia, em Heraklion (Creta), de 9 a 14 de Junho de 2019 (www.epfcrete2019.org).