M. Elisabete M. Almeida, explica que, ao se aposentar e não querendo que se lhe aplique o ditado popular que afirma “Quando um Velho morre, é uma Biblioteca que arde”, decidiu dedicar os primeiros 6 anos da sua vida de aposentada a escrever e ilustrar profusamente um livro que intitulou “A “Vida” dos Materiais e os Materiais e a Vida”, no qual apresenta em versos ilustrados os 160 Materiais que o Homem mais usa.
Com o objectivo de divulgar o indubitável interesse da sua Área de Doutoramento em Ciência dos Materiais, a Autora decidiu estruturar a Palestra: “ UMA HISTÓRIA DA TERRA, DO HOMEM E DOS ÍNCRÍVEIS MATERIAIS”, de modo a que ela nos conduza, de um modo leve, desde os confins dos tempos da origem da Terra, há cerca de 4,5 biliões de anos, até aos nossos dias no dealbar do século XXI.
Esta Palestra tem sido apresentada, por Convite, entre outras, em numerosas entidades, entre as quais Escolas Básicas e Secundárias (últimos anos), incluindo a Marinha Grande (Alberto Nery Capucho), a de Oeiras (Sebastião e Silva), em Lisboa (D. Pedro V), e na Amadora (Seomara da Costa Primo), em Rotary Clubs (de Lisboa-Benfica e também do Barreiro), Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, Academias Séniores (Carnide, Academia Saudação…), ART – Associação de Residentes de Telheiras, no IFICT – Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral e também na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. No total, já terão assistido a esta Palestra, mais de 800 participantes.