Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Imagem: UN Women/Pham Quoc Hung

No dia 11 de fevereiro, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

O dia foi criado para homenagear as conquistas das mulheres na ciência e tecnologia, bem como incentivar mais mulheres e meninas a considerar carreiras na ciência.

Qual a importância?

Estudos recentes sugerem que 65% das crianças que entram na escola primária hoje, terão empregos que ainda não existem. Apesar de o número de meninas a frequentar a escola ter aumentado, elas estão significativamente sub-representadas em disciplinas de STEM e parecem perder o interesse por estas àreas à medida que chegam à adolescência. Desvalorizar o mito de que as meninas não gostam de ciências e outros estereótipos de semelhantes, juntamente com o investimento em tutoria por parte dos professores, entre outros, podem reverter essas tendências.

Tendo em conta o Desenvolvimento Sustentável, parte dos Objetivos Globais acordados por líderes mundiais em 2015 com um prazo de 2030, levaram ao compromisso de “construir uma infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”. Contudo, se observarmos onde o financiamento é alocado veremosuma imagem diferente. Atualmente, apenas 1,7% do PIB global é dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento experimental

À medida que a quarta revolução industrial se inicia, as mulheres têm ainda menos de dois terços da oportunidade econômica que os homens têm. Os empregos do futuro serão impulsionados pela tecnologia e pela inovação, e se a divisão de gênero na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) não for superada em breve, é provável que esta diferença de gênero aumente.

Menos de 30 por cento dos investigadores em todo o mundo são mulheres. Com muito poucas mulheres em cargos de decisão e empregos STEM com salários bem pagos, a lacuna de gênero em STEM tem profundas implicações para o futuro da economia global. Melhor recrutamento, politicas de promoção, bem como aprendizagem continua e melhoria das qualificações nas mulheres, podem ajudar a diminuir essa diferença.

Fonte: http://www.unwomen.org/en/news/in-focus/international-day-of-women-and-girls-in-science