Presidente da República entregou o Prémio Pessoa a Elvira Fortunato

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que a investigadora é um modelo de inspiração para todas as jovens portuguesas.

O júri distinguiu “uma carreira de excecional projeção, dentro e fora do país”, e reconheceu “o contributo notável” da cientista da Universidade Nova de Lisboa para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nacional

“Dedico este prémio à ciência e aos cientistas, particularmente os que comigo partilham das mesmas preocupações e aspiram a fazer sempre mais e melhor”, destacou a vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa (UNL) no seu discurso. “Costumamos dizer, com muito orgulho, que temos o melhor laboratório do mundo nas áreas onde somos pioneiros, porque temos uma equipa fantástica”.

Este prémio “tem para mim um significado especial”, prosseguiu a professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, “por ter sido atribuído na área da ciência e tecnologia, face ao tempo em que vivemos onde todos podemos constatar a importância da ciência e, acima de tudo, o quão importante é investir em ciência”. E esta só progride “se soubermos partilhar e saber trabalhar em equipa para um objetivo comum”.

“O TRABALHO DAS MULHERES AINDA CONTINUA A SER MENOS VALORIZADO”

Por outro lado, a investigadora destacou o facto de o prémio ter sido atribuído a uma mulher. “Muito embora sejamos metade da população, o trabalho das mulheres ainda continua a ser menos valorizado; basta ver que em 34 edições do prémio Pessoa, eu sou a sétima a ser distinguida”. Por isso, a cientista dedica também o prémio “a todas as mulheres que trabalham e lutam todos os dias por mais igualdade de oportunidades”.

Esta distinção constitui “um marco na minha carreira profissional e é acima de tudo o corolário de todo um percurso dedicado a uma paixão que é a investigação científica e, com a ambição de pensar sempre grande, como Pessoa nos ensinou”, enfatizou Elvira Fortunato. “O trabalho científico e tecnológico que temos feito ao longo dos anos, por vezes com bastantes dificuldades e muitos sacrifícios, tem sido reconhecido ao seu mais alto nível pelos nossos pares, pois são estes que nos podem julgar e, como sabem, a ciência e a tecnologia são globais, por isso este prémio é também para a nossa equipa”.

In Expresso, 23-04-2021