João Rocha, professor do Departamento de Química, diretor do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e sócio da Sociedade Portuguesa de Materiais, é o novo coordenador do painel de avaliação das prestigiadas Consolidator Grants do European Research Council (ERC), PE11 Materials Engineering. O cientista da Universidade de Aveiro (UA) é o único português a coordenar este ano um painel do ERC, em todos os domínios do conhecimento.
“Esta é uma missão de enorme responsabilidade, na qual empenharei o melhor do meu saber, esforçando-me por ser o mais justo e imparcial possível, e procurando identificar as propostas mais inovadoras e originais”, aponta João Rocha que terá em mãos a missão de avaliar as candidaturas a financiamento submetidas por investigadores. Ainda com os coordenadores das Advanced Grants por anunciar, João Rocha é, para já, o único português a coordenar um painel do ERC.
O investigador terá em mãos a missão de coordenar o painel de avaliação das candidaturas submetidas por investigadores, e de recomendar o financiamento daquelas tidas por mais inovadoras e potencialmente disruptivas.
O processo de avaliação desenrola-se em três fases. “Na primeira, o painel identifica as candidaturas mais promissoras, a partir de um sumário alargado de um projeto e do CV dos candidatos”, explica o responsável. As propostas que passam à segunda fase disponibilizam para avaliação um projeto mais detalhado, sendo apreciadas, também, por especialistas externos ao painel. Na terceira fase, descreve, “os candidatos que ultrapassaram as duas fases anteriores apresentam-se perante o painel para responderem a perguntas e defenderem os seus projetos”.
As bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) constituem as mais prestigiantes e milionárias bolsas de apoio à atividade científica na União Europeia.
In Noticias ua.pt, 26 de abril de 2021