Projeto Europeu COAT4LIFE

Revestimentos anti-corrosão e economia circular

O projeto COAT4LIFE – ‘Eco-friendly corrosion protective coatings based on smart nanotechnology platforms for a circular economy’, liderado por João Tedim, professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (UA), começou oficialmente a 25 de maio com a respetiva reunião de arranque.

Equipa que participa no projeto COAT4LIFE na reunião online de lançamento do projeto

O projeto COAT4LIFE – Eco-friendly corrosion protective coatings based on smart nanotechnology platforms for a circular economy (H2020-MSCA-RISE-101007430) consiste no desenvolvimento de revestimentos multifuncionais com a capacidade de limitar e detetar a ocorrência de corrosão em ligas metálicas usadas em aplicações aeronáuticas e estruturas offshore.  

Uma das grandes novidades deste projeto é o desenvolvimento de revestimentos biodegradáveis bem como a utilização de formulações preparadas com matérias-primas de fontes sustentáveis. 

O consórcio deste projeto é constituído por onze instituições europeias, sete universidades e quatro empresas, dos seguintes países: Portugal, Alemanha, Noruega, Letónia, Lituânia, Estónia, República Checa e Bielorússia. A equipa multidisciplinar da Universidade de Aveiro conta com o envolvimento investigadores de quatro departamentos (DEMaC, DFis, DBio, DAO) e de dois laboratórios associados (CICECO e CESAM).

Link para a página com informação sobre o projeto:

https://cordis.europa.eu/project/id/101007430

In noticias ua.pt