Ciclo de Conferências sobre Biomateriais

Impressão 3D e os novos materiais na medicina, 16 de dezembro

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia de Materiais, está a promover um ciclo de Conferências sobre Biomateriais em parceria com a Divisão Técnica de Materiais Funcionais da Sociedade Portuguesa de Materiais. A segunda, e última em 2021, visa a “Impressão 3D e a sua aplicação na produção de materiais utilizados na Medicina”. Esta conferência vai ter lugar no dia 16 de dezembro de 2021, pelas 17h00, via zoom.


Um dos grandes desafios na Engenharia que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de apoio à Medicina é a preparação/aplicação de terapias orientadas a cada paciente em específico. Em concreto, a Engenharia de Tecidos pode, num sentido lato, ser interpretada como a ciência que estuda estratégias de reparação, regeneração ou substituição de tecidos biológicos, desde a pele ao coração. 

Este é um dos caminhos mais interessantes para a investigação em novos Materiais e métodos de fabrico mais precisos, sendo mais uma ponte entre a Engenharia e a Medicina em prol da contínua evolução dos tratamentos clínicos. 

Uma vez que se trata um tema de interesse geral, convidam-se todos os engenheiros e estudantes de engenharia a assistir à conferência e a participar no debate, onde serão analisados e discutidos os diferentes aspetos abordados pelo orador.

Programa

16 de Dezembro 2021, 17h00

Abertura da Sessão: Engª Rosa Miranda, Coordenadora do Conselho Regional de Colégio de Engenharia de Materiais, 17h10

Dr. André Castro, Investigador Integrado do IDMEC – IST, Professor Auxiliar Convidado na Atlântica e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, 17h45

Debate e Conclusões, 18h00

Encerramento, Engª Ana Paula Duarte, Vogal do Conselho Regional de Colégio de Engenharia de Materiais

Inscrições no Balcão Único | Sigoe