
Editores convidados:
Luís Filipe Malheiros e Manuel Vieira
MATERIAIS METÁLICOS
Os materiais metálicos apresentam, de um modo geral, elevada resistência mecânica e podem ser processados recorrendo a diversas tecnologias. A combinação de propriedades e aplicações dos materiais metálicos torna-os essenciais para o desenvolvimento económico de qualquer país, sendo de relevar a sua utilização desde a Idade dos Metais (aproximadamente 5000 a.C.) até aos dias de hoje.
Durante o século XX, a variedade de materiais metálicos e suas aplicações aumentou significativamente. Entretanto,
para além das aplicações em massa, como o aço na construção civil e o alumínio na indústria da mobilidade, tem-se vindo a registar uma inovação contínua, a um ritmo acelerado, visando o seu desenvolvimento de modo a adequá-los às novas expectativas e necessidades da sociedade moderna. Poder-se-á, assim, afirmar que os metais continuam a desempenhar um papel importante ao ajudar-nos a enfrentar os desafios da vida do século XXI.
Em particular nas economias emergentes, mas também nos países industrializados, a procura por metais tem aumentado de forma rápida. A nível nacional, o sector metalúrgico e metalomecânico é o único que tem vindo a registar taxas de crescimento de dois dígitos na economia nacional, estando o tecido industrial da área muito concentrado na Zona Norte.
O sector tem sido apelidado de “campeão das exportações”, assegurando isoladamente 23% das vendas externas da
indústria transformadora.
Entretanto, convém não esquecer que os materiais metálicos também fazem parte do desafio que a sociedade enfrenta na sua transição para uma “economia verde”, de baixas taxas de carbono e mais eficiente em termos da utilização dos seus recursos. Tal desiderato implicará seguramente a adoção de medidas como o design eficiente, um
uso mais intensivo e o alargamento da vida útil dos produtos.
Para este número especial da revista, decidiu-se compilar uma série de contributos de um conjunto de individualidades de mérito reconhecido nesta área, que muito gentilmente acederam ao convite oportunamente endereçado para se pronunciarem sobre as perspetivas futuras dos materiais metálicos.
Pode consultar este número através do seguinte link