Summer School Materials for Energy Transition

A Sociedade Portuguesa de Materiais e sua Divisão Técnica de Materiais para a Energia,  a Ordem dos Engenheiros, através do seu Colégio de Engenharia de Materiais e da sua Especialização em Energia, e a Direção Geral de Energia e Geologia, organizaram, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, uma escola de verão com sessões de discussão sobre o importante e atual problema da transição energética e a contribuição indispensável dos materiais.

Os temas focados foram:
·         Hidrogénio e gases renováveis
·         Energia fotovoltaica
·         Baterias
·         Tópicos transversais à energia

Entre os vários tópicos apontados importantes no sector da energia, a educação de profissionais com novas valências e a criação de cadeias de valor nacionais têm sido apontadas na generalidade como situações a melhorar. Assim, nasceu a ideia de fazermos esta escola de verão em que vários temas da energia foram apresentados e discutidos entre empresas, alunos, académicos e outros intervenientes.

Book of Abstracts aqui

Os organizadores desta Summer School agradecem aos autores dos posters apresentados, todos eles de grande qualidade, revelando o elevado nível do trabalho que estão a realizar.
Também agradecem reconhecidamente ao júri constituído pela Professora Fernanda Margarido, do Instituto Superior Técnico, pela Doutora Alexandra Barreiros, do LNEG e pela Doutora Jenifer Teixeira, do INL, pela sua disponibilidade para avaliarem os posters e seleccionarem o melhor.
No entanto, dada a elevada qualidade dos posters e sendo difícil escolher só um, o júri decidiu seleccionar os seguintes três posters, cada um numa categoria:


Aplicações alternativas de Materiais “Green Urban Energy Systems: concrete modules for thermoelectric energy harvesting”


Utilização de recursos endógenos em novas aplicações energéticas “Cork derived laser-induced graphene microsupercapacitors for sustainable energy storage applications”

Redução de Materiais Críticos “Light Management in Cu(In,Ga)Se2 solar cells”

Os autores receberam um DIPLOMA e foram convidados a apresentar um artigo sobre o seu trabalho no próximo número da revista da SPM Ciência & Tecnologia dos Materiais, número temático sobre MATERIAIS PARA A ENERGIA, já em preparação.

Comité Científico

Jennifer Teixeira (INL); Alexandra Barreiros (LNEG); Fernanda Margarido (IST)

Comissão Organizadora

Pedro Salomé (INL / SPM); Filipe Neves (LNEG / SPM); Luís Gil (DGEG); Luís Pereira (Ordem dos Engenheiros / AlmaScience Colab); Manuela Oliveira (SPM); Joana Sousa (SPM)

Sponsors