Comemoração do Dia Mundial dos Materiais 2022

Decorreu no passado dia 2 de Novembro, na NOVA-FCT, Campus da Caparica, a comemoração de mais um Dia Mundial dos Materiais.

Este ano, o tema escolhido para as palestras foi Materiais no Ecossistema da Saúde Global, tendo sido feitas três apresentações de grande interesse.

Rodrigo Martins (FCT NOVA) – Materials and the Challenges of the Future 

João Conde (NOVA Medical School) – The Lanscape of Precision NanoMedicine at Nova Medical Research 

Cláudia Ranito (CEO da empresa MedBone) – Turning Biomaterials into Medical Devices  

A qualidade do que se faz em Portugal em Ciência e Engenharia de Materiais ficou patente nas teses, apresentadas de manhã, candidatas ao Prémio SPM e ao Prémio Ordem dos Engenheiros.

As teses premiadas foram as seguintes: 

Prémio SPM 2022

Lara Castanheira, FEUP-DEMec, “Production of sustainable powders for Direct Energy Deposition (DED)”

1ª Menção Honrosa SPM

Mónica Ribeiro, NOVA-FCT, DCM, “Development of new materials for CO2 conversion: Effect of Carbonization”

2ª Menção Honrosa SPM

Francisco Tavares, NOVA-FCT, DCM, “3D Printed magnetic scaffolds for bone cancer theranostics and regeneration”

Prémio Ordem dos Engenheiros 2022

Joana Xavier Viterbo, FEUP- DEMEC/MEM, “Optimization of process parameters in the manufacturing of supports in L-PBF”

1ª Menção Honrosa Ordem dos Engenheiros

Diana Almeida Gomes, FEUP-DEMEC, “Design para os próximos 100 anos” – da sala de aula para o ambiente empresarial. Desenvolvimento de uma linha de divisórias para outdoor”

2ª Menção Honrosa Ordem dos Engenheiros

Catarina Alexandra Santos Vieira, IST – DEQ, “Estudo de revestimentos aquosos para impermeabilização e proteção de coberturas utilizados na construção civil”.

2ª Menção Honrosa Ordem dos Engenheiros

Elsa Adelaide da Costa Oliveira, FEUP-DEMM, “Implementação de um sistema de controlo da composição química num processo de fundição por modelo em cera perdida”.

A tese premiada com o Prémio SPM vai ser apresentada na conferência EUROMAT 2023, (Frankfurt, 3 a 7 de Setembro), para concorrer  à FEMS award to the best master thesis in Europe, ganha pela SPM em 2018. A deslocação e estadia da candidata serão financiadas pelo Prémio SPM. O Prémio Ordem dos Engenheiros mantém-se como prémio pecuniário no valor de quinhentos Euros. 

A SPM e o Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros agradecem a participação de todos e felicitam calorosamente os autores das teses ganhadoras dos Prémios e Menções Honrosas. 

De referir ainda a apresentação da Young Ceramists Network (YCN) e o apelo à participação na Workshop on Energy and Decarbonization of the Ceramics Industry, que vai decorrer na Universidade de Aveiro, nos dias 17 e 18 de  Novembro. 

A Engenheira Claudia Ranito, fundadora e Directora Geral da empresa MEDBONE, foi a homenageada este ano com o Prémio Maria Manuela Oliveira.

Tagged with: