Como se sabe, vivemos uma época de desafios a serem enfrentados pela sociedade atual. O impacto ambiental e a eficiência energética dos processos de fabricação são alguns dos mais urgentes. O European Grean Deal define as ações a serem tomadas, incluindo a descarbonização de todos os setores económicos até 2050. Para isso, os processos de fabricação terão de sofrer alterações através da implementação de tecnologias alternativas e ecologicamente corretas. O foco deve incidir nos setores que mais contribuem para o consumo de energia e a poluição. É o caso da indústria cerâmica.
Foi neste contexto que se organizou a Workshop on Energy and Decarbonization of the Ceramic Industry que ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, em modo presencial, na Universidade de Aveiro.
A workshop consistiu num conjunto de palestras sobre diferentes aspetos do estado atual da industria cerâmica, desde tecnologias ao mercado, opções para a descarbonização, como eletrificação, aquecimento e recuperação de calor, biocombustíveis, recuperação de resíduos e outras inovações emergentes; casos de estudo sobre implementação industrial bem-sucedida de opções para a descarbonização; breves apresentações orais de tralhos de ID; e um debate.
Contou com a presença de oradores conceituados na área da cerâmica, de uma vasta plateia e ainda de mais de 20 empresas do setor cerâmico e setores relacionados.
As intervenções de Jorge Lino (SPM), de Begona Ferrari (SECV) e de Paula Vilarinho (DEMaC/CICECO, UA) abriram o evento, o qual continuou com apresentações e debates centrados em questões sobre a eficiência energética na indústria cerâmica, a problemática da descarbonização e ainda sobre os futuros desafios associados ao processo de sinterização.
Oradores convidados:
- Ana Senos, Universidade de Aveiro
- Luís Manuel Cadillon Martins Costa, Universidade de Aveiro
- Ian Reaney FIMMM FRMS, The University of Sheffield, UK
- Jacques Noudem, University of Caen Normandy, França
- Begoña Ferrari, Instituto de Cerámica y Vidrio, CSIC, Spain
- Marco Ferraz, Galp Energia, SGPS, S.A.
- Jorge Carneiro, Grestel – Produtos Ceramicos SA
- Sílvia Soreto, Porcelanas da Costa Verde SA – Oficial
- José Maçaira Nogueira, Bondalti Chemicals, S.A.
- Honório Campante, Vista Alegre Atlantis, S.A.
- Marisa Almeida, CTCV, Portugal
- Inês Rondão, CTCV, Portugal
- Antonio Javier Sanchez Herencia, Instituto de Ceramica y Vidrio, Espanha
Dado ao sucesso do evento prevê-se em breve nova edição.
Comissão Organizadora:
Paula M. Vilarinho, Universidade de Aveiro, Portugal
Begona Ferrari, Instituto de Cerámica y Vidrio, CSIC, Madrid, Spain
Oleksandr Tkach, Universidade de Aveiro, Portugal
José Carlos Almeida, Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV), Portugal
Inês Vilarinho, Young Ceramists Network (YCN), Portugal
Joana Sousa, Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), Portugal