Estudo do Impacto Social e Económico dos Materiais em Portugal

IMPACTO SOCIAL E ECONÓMICO DOS MATERIAIS EM PORTUGAL

O estudo Impacto Social e Económico dos Materiais em Portugal foi encomendado pela SPM em 2014, daí resultando um documento, mais sucinto, referindo os aspectos essenciais para o objectivo que a SPM pretende:

 

  • Alertar as entidades oficiais para a importância dos materiais no desenvolvimento do País
  • Vir a servir como interlocutor e parte interessada a ser contactada pelas tutelas relevantes
  • Potenciar o seu papel na ajuda aos sócios no seu crescimento profissional, bem como potenciar a sua contribuição para o desenvolvimento do tecido industrial nacional na área de Materiais e afins
  • Mostrar a importância e o peso dos materiais e a necessidade de apoiar a formação de Engenheiros de Materiais e os respectivos cursos e departamentos, mantendo e reforçando os que existem, recuperando os que desapareceram (IST e FCTUC) e criando novos cursos e departamentos onde os mesmos não existam (UBI).

 

Numa primeira fase, foram abordados os sectores dos Polímeros, Cerâmicos & Vidros e da Cortiça, que representam áreas importantes, mas com características muito diferentes. Este estudo, que cobre o período 2012-2016, poderá ser posteriormente completado com os outros subsectores da área dos materiais.

 

O conhecimento do impacto dos materiais a nível social e económico no nosso país é uma ferramenta importante para os decisores estratégicos e políticos. Por outro lado, a SPM tem, no seu seio, especialistas nas diversas áreas que poderão ajudar nesses níveis de decisão. Por isso, a SPM deve ser considerada como um parceiro neste domínio e chamada a colaborar quando necessário.

Agradecimentos

 A Joana Sousa e Pedro Lemos, que obtiveram os dados do INE e fizeram o respectivo tratamento, análise e gráficos.

Joana Sousa preparou a formatação e apresentação do texto final do documento a disponibilizar no site da SPM.

O documento Impacto Social e Económico dos Materiais em Portugal pode ser consultado através dos documentos que se seguem.