MANUELA OLIVEIRA

Engenheira Químico-Industrial (Instituto Superior Técnico, 1970), tem o grau de doutoramento em Engenharia de Materiais (Universidade de Bradford, Inglaterra, 1995).

Iniciou a sua atividade no Serviço de Investigação de Metalurgia do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN), em Sacavém.

À data da sua aposentação, em Dezembro de 2008, era Investigadora Coordenadora do Departamento de Materiais e Tecnologias de Produção do INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação), onde foi responsável pela Unidade de Engenharia de Materiais (desde 2001) e Diretora do Laboratório de Caracterização de Materiais (desde 2006).

Foi Presidente do Conselho Científico do INETI desde 2004 até à sua aposentação

A sua atividade profissional desenvolveu-se nas seguintes vertentes: IDT, formação, orientação de pessoal científico e técnico e apoio técnico a empresas. Foi responsável científica pela participação do INETI em vários projetos contratados, nacionais e europeus.

Do seu trabalho de IDT destaca-se: estudo da oxidação a altas temperaturas de ligas Fe-13%Cr-Al-Mo”; produção de ferros fundidos de grafite esferoidal a partir de sucatas de aço; tratamento térmico de aços; desenvolvimento por pulverometalurgia de novos aços rápidos e de compósitos de matriz de aço rápido com partículas cerâmicas (no âmbito de um projeto europeu e tema da sua tese de doutoramento); e ligas pesadas do sistema tungsténio-níquel-ferro, por solicitação de uma firma nacional (Minas e Metalurgia). Aplicou a tecnologia de pós como via de processamento à reciclagem e reutilização de resíduos industriais e ainda ao desenvolvimento de materiais nano-estruturados.

O seu trabalho está publicado em artigos de revistas nacionais e internacionais, atas de congressos e documentação pedagógica (textos utilizados nas atividades de formação).

Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, é vogal do Colégio de Engenharia de Materiais. Secretária-Geral da SPM de 1981 a 1983, Presidente do Conselho Fiscal de 1991 a 1997, Vice-Presidente do Conselho Diretivo de 1997 a 2001 e Presidente de 2001 a 2003. É Secretária-Geral da SPM desde 2003.